AXE-FX no Brasil

acbarros said:
E meu AXE ainda nada, quem sabe no domingo. Meu amigo tá passeando pra cima e pra baixo com ele aí nos EUA. :shock:

E ai bro, comprou na tonemerchants?
Estava pensando em pegar um daqueles RCF do ML, pra ficar em estéreo... como não tenho monitores near-field, acho que os RCF devem servir a esse propósito também....
 
acbarros said:
Prophetaxxi said:
Em relacao ao Controller da Fractal audio, nao acredito que eles tenham alguma data definitiva...existe grande expectativa mais nada foi anunciado oficialmente...no momento estou usando Liquid Foot Jr / Pro, provavelmente estarei vendendo um deles em breve! Em termos de controle do Axe-fx nao existe outro controler a altura a nao ser Gordius LG(U$800). :mrgreen:


Ô cruzeirense...e não é que seu time ganhou de novo???! Bom, mas DESTA vez o juíz deu uma garfada legal, viu! :evil:

Se for vender o Liquid Foot Jr, posso ser o feliz comprador! :D
E meu AXE ainda nada, quem sabe no domingo. Meu amigo tá passeando pra cima e pra baixo com ele aí nos EUA. :shock:

Saudacoes celestes ao meu caro amigo alvinegro! Poise rapa! + uma trauletada noceis so! Quanto ao Juiz, se ele errou ou nao o culpado e ele, apesar de nao ter assistido o jogo creio que fomos superiores! Mas deixa isso te abalar nao, e tudo minas mermo! Pode deixar que dou um toque se for vender o LF Jr ou o PRO. Abracos!
 
iggypop said:
acbarros said:
E meu AXE ainda nada, quem sabe no domingo. Meu amigo tá passeando pra cima e pra baixo com ele aí nos EUA. :shock:

E ai bro, comprou na tonemerchants?
Estava pensando em pegar um daqueles RCF do ML, pra ficar em estéreo... como não tenho monitores near-field, acho que os RCF devem servir a esse propósito também....

Não, comprei direto na Fractal.
Eu me decidi pelo RCF também! :mrgreen: Mas só vou comprar na semana que vem, dia bom do cartão.

Pessoal, já foram pra gigs com AXE? Como estão conectando ao FOH e monitorando?

Abraço a todos
Alexandre
 
iggypop said:
Por enquanto ... sem gigs :oops: :oops: :oops:

E aí, Iggypop!

Você liga o AXE na RCF via XLR?
Eu penso em montar um rig versátil. Com minha banda, direto ao FOH e monitorando com a RCF. Preciso de um mixer qualquer pra eu poder tocar sozinho acompanhando backingtracks. Alguma sugestão?
 
acbarros said:
E aí, Iggypop!

Você liga o AXE na RCF via XLR?
Eu penso em montar um rig versátil. Com minha banda, direto ao FOH e monitorando com a RCF. Preciso de um mixer qualquer pra eu poder tocar sozinho acompanhando backingtracks. Alguma sugestão?

Ligo na XLR da RCF, cara, na hora em que vc ouvir o volume e os graves desse pequeno e leve monitor, vc vai botar fé !!!
Toquei meu baixo nela, usando o SVT do Axe, puuuuuuuuuuuta graves!!!
Eu acho que vai ficar muito bom na FOH, ah tem outra coisa que ao ver as fotos da RCF não dá pra perceber: dá pra deitar ela no chão, como floor monitor, te encarando, igualzinho vc vê na qsc k10, na fbt verve, etc. Pelas fotos do fabricante, dificil de ver isso.
Minha quase inexistente experiencia com interfaces é com a us-1641 tascam, usb, com ela eu consigo gravar o axe via spdif, e se vc quiser, até uma bateria toda, pois tem 8 prés de mic... fora entrads de linha, totalizando 16 canais simultaneos... achei por $289 no Ebay... enquanto as interfaces menores custam 120 dolares, e oferecem muito menos...
 
iggypop said:
acbarros said:
E aí, Iggypop!

Você liga o AXE na RCF via XLR?
Eu penso em montar um rig versátil. Com minha banda, direto ao FOH e monitorando com a RCF. Preciso de um mixer qualquer pra eu poder tocar sozinho acompanhando backingtracks. Alguma sugestão?

Ligo na XLR da RCF, cara, na hora em que vc ouvir o volume e os graves desse pequeno e leve monitor, vc vai botar fé !!!
Toquei meu baixo nela, usando o SVT do Axe, puuuuuuuuuuuta graves!!!
Eu acho que vai ficar muito bom na FOH, ah tem outra coisa que ao ver as fotos da RCF não dá pra perceber: dá pra deitar ela no chão, como floor monitor, te encarando, igualzinho vc vê na qsc k10, na fbt verve, etc. Pelas fotos do fabricante, dificil de ver isso.
Minha quase inexistente experiencia com interfaces é com a us-1641 tascam, usb, com ela eu consigo gravar o axe via spdif, e se vc quiser, até uma bateria toda, pois tem 8 prés de mic... fora entrads de linha, totalizando 16 canais simultaneos... achei por $289 no Ebay... enquanto as interfaces menores custam 120 dolares, e oferecem muito menos...

Valeu! Já tinha me decidido pela RCF, mas nem sabia que ela podia virar um "wedge monitor"1 :mrgreen:
Vou dar uma olhada nessa Tascam aí. À propósito, quando você liga o AXE nela, você liga o cabo XLR na entrada de linha, né? O OUT 1 do AXE é em nível de linha. Tem um tópico aqui no froum da Fractal sobre esses pré de mic que colorem (na verdade, fodem) o som do AXE se você ligar o XLR nele, já viu? Os caras que vão para gigs com o AXE e chegam lá a mesa do FOH só tem entrada para mic e o soundman é tosco, o que fazer? O tópico aponta caminhos.

Abraço aí!
alexandre
 
acbarros said:
Vou dar uma olhada nessa Tascam aí. À propósito, quando você liga o AXE nela, você liga o cabo XLR na entrada de linha, né?

Ligo o Axe na entrada S/PDIF da Tascam!

O OUT 1 do AXE é em nível de linha. Tem um tópico aqui no froum da Fractal sobre esses pré de mic que colorem (na verdade, fodem) o som do AXE se você ligar o XLR nele, já viu? Os caras que vão para gigs com o AXE e chegam lá a mesa do FOH só tem entrada para mic e o soundman é tosco, o que fazer? O tópico aponta caminhos.

Alexandre, eu acho que o melhor é arrumarmos um cabo balanceado XLR->1/4 TRS de uns 10m, aí dá pros manés "técnicos" ligarem na entrada de linha da mesa! Senão eles vão ligar na XLR que é normalmente entrada de mic, aí fica um lixo!

E ae, já recebeu o Axe???
 
Alexandre, eu acho que o melhor é arrumarmos um cabo balanceado XLR->1/4 TRS de uns 10m, aí dá pros manés "técnicos" ligarem na entrada de linha da mesa! Senão eles vão ligar na XLR que é normalmente entrada de mic, aí fica um lixo!

E ae, já recebeu o Axe???

Iggypop, com o cabo XLR -> 1/4 TRS mandaríamos nossa Output 1 pra mesa e ficaríamos com a Output 2 pra RCF? Talvez fosse melhor mandarmos a Output 2 pra entrada de mic da mesa via Direct Box (como o Scott Petterson faz, veja o comentário dele abaixo ao responder a pergunta de um cara na TGP) e deixarmos a Output 1 pro nosso monitor. Outra opção é usarmos cabos XLR balanceados pra tudo a partir da Output 1 e ajustarmos o volume no AXE e o do FOH na mesa (ma aí a mesa teria que ter entrada line level para XLR, não sei se isso é raro, veja o que diz o Scott). Cara, saco isso...
----------
PERGUNTA DO MTMARTIN71

Educate me on the AxeFX and DI Boxes
I have a Radial Pro DI Passive Direct Box that I was thinking of using for tonight's gig. From another thread, it was recommended that I give my unbalanced Output 2 to the house via a direct box so that I can get the balanced/higher output range of Output 1 to my Verve 8ma for monitoring. My other options are to use my 1/4" to XLR as I have been for Output 2 which works, but it pushes the Verve differently. I like the room I have when giving the Verve Output 1. I could run Left Output 1 to the house and Right Output 1 to my Verve. Then I'm messing with the sound guy's mix or I have to reach behind and dial the inset knob on the Verve.

OK...to the question. I was trying to test what the Radial would do to my sound, and I have to say, I don't like it. I ran a 1/4" TRS cable from Output 2 to the DI and then XLR from the DI to my Verve. The sound was a bit anemic/soft and slightly clipped. When I switched back to my 1/4" to XLR cable, I got back my open sound with better output. I did not have the pad on the DI. When I put the pad on, volume was almost non-existent. I feel like I have no way to test this out to a board until the gig. Part of me was thinking a DI was intended to interface to a mixer, not direct to a speaker. Do I just have a crap DI? Is that what DIs can do if you use them i.e. alter your sound? Thoughts?

RESPOSTA DO SCOTT:

Here comes the science....

When you are sending to the Verve out of Output 1, you are sending it line level, +4db. The Verve likes that. (I know. )

When you are sending to the Verve out of Output 2 using a DI, you are sending 'instrument' level or -10db. The Verve doesn't like that. Not the DI or the Axe-FX's fault or issue though. There's no preamp in the DI or the Verve to get your signal to the proper level.... +4db (aka line level) before it gets to the Verve's power amp.

As a proper test, and one that'll mirror what will happen at your gig, go from your DI to a mixer on a channel strip (same as a mic) and use the trim to get up to level. Then send out your output from the mixer - at line level - to the Verve. The result? Ahhh, all is right with the world.

FWIW, I've run a lot of gigs sending the 1/4" out on Output 2 to my Radial JDI DI then into a mic channel to FOH. Most clubs in my area have everything wired to mic the guitar amp and don't want to plug/unplug anything to account for me sending line level for the guitar. Using Output 2 and a DI gets it done.
 
À propósito, meu AXE chega no domingo. :mrgreen:

E o cara de Manaus que vende a RCF sumiu!!! Fiz uma pergunta pra ele (custo do SEDEX) e ele não responde.
 
acbarros said:
À propósito, meu AXE chega no domingo. :mrgreen:

E o cara de Manaus que vende a RCF sumiu!!! Fiz uma pergunta pra ele (custo do SEDEX) e ele não responde.


E ai, cadê o Axe??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Acho que não te veremos por aqui por um bom tempo... estará bastante ocupado :lol: :lol: :lol:
 
Como diz meu amigo Iggypop, esse troço é DO CARAAAAAAAALHOOOOOOOOOOOOOOOOO! :shock: :mrgreen:
Meu Ultra chegou hoje de manhã e desde então não paro de mexer! :lol:

E Iggypop, minha RCF chega na terça! :mrgreen:
Enquanto ela não chega, tô ligando o AXE no loop do meu amp. Cara, tenho um MONTE de pedais de boutique e utilizando-os nunca consegui tirar um som igualzinho ao do Mark K. na Sultans of Swing, que era um dos meus desafios de timbre. Foi só eu colocar no preset 27 (meu cab é um Orange 2x12 V'30s) e WOW! PUT A KEEP ARE YOU! :lol:

Anotei um monte de presets que eu gostei e vou começar a "tweakar" por eles. Pôxa, queria já ter a foostswitch pra já ir montando meu esquema pra show. Aliás, Iggypop e cruzeirense, vocês viram meu último post sobre os cabos? O que acham?
Eu não tenho experiência alguma em ligar direto ao FOH, então não sei se é comum encontrar entradas de linha XLR. O Scott Peterson usa a output 1 pro Verve dele e a output 2 com uma DI pra jogar o sinal no FOH. O Jay Mitchel usa as duas saídas da Output 1, uma pro monitor outra pro FOH sem nada no meio (então a mesaque ele usa tem entrada de linha XLR).

Bom, a FESTA agora começou! :mrgreen:

Abraço
Alexandre
 
Pessoal,

Minha RCF Art-310 chegou! :mrgreen: Ontem passei a noite tocando com os presets do AXE jogando direto pra ela. Pôxa, acho
que terei MUITO trabalho pela frente, porque o som, no geral, ficou bem aquém do que vinha conseguindo ligando no loop do meu amp
(Pedrone Ultimate SLO + Cab Orange 2x12 com Celestions V30). Ficou meio frio, sem vida. Peguei o preset "Sultans" pra trabalhar e dei
uma boa twikada no compressor e a coisa melhorou significativamente, mas ainda não consegui o resultado que obtive com o amp.

Obviamente, ainda não domino o AXE pra deixá-lo em "ponto de bala". Além disso, ainda não comprei o pacote completo do Redwirez, que
todo mundo diz que é o bicho.

Sobre a ligação direto ao FOH, após estudar as opções (sou engenheiro eletrônico, mas não mexia com som), cheguei a uma conclusão Iggypop!
O método mais seguro pra nós, haja vista a média da qualidade das consoles dos PA´s que a gente encontra por aí, é jogar a Output 1 pro nosso monitor (no nosso caso, a RCF) e a Output 2, via Direct Box, pra mesa na entrada de Mic. Assim, temos controles independentes das saídas e resolvemos problemas de ground loops e ruídos, além de darmos liberdade para o cara da mesa (normalmente, não sabe nada). A DI é importante, não só por causa da questão do balanceamento, mas também por causa do casamento de impedâncias, além de proteger o AXE-X da Phantom Power. Encontrar uma mesa com LINE IN via XLR, na minha experiência, é difícil, só as caras. Normalmente encontramos é com TRS mesmo, mas sem PAD, o que complica porque o sinal do AXE é MUITO quente!!! Custei a domá-lo ontem com a RCF. Cabo XLR -> TRS pra ligar o AXE direto na Line-in resolve o ruído, mas não as questões da impedância, da proteção do AXE e do conhecimento do cara...

Abraço a todos
Alexandre
 
acbarros said:
Pessoal,

Minha RCF Art-310 chegou! :mrgreen: Ontem passei a noite tocando com os presets do AXE jogando direto pra ela. Pôxa, acho
que terei MUITO trabalho pela frente, porque o som, no geral, ficou bem aquém do que vinha conseguindo ligando no loop do meu amp
(Pedrone Ultimate SLO + Cab Orange 2x12 com Celestions V30). Ficou meio frio, sem vida. Peguei o preset "Sultans" pra trabalhar e dei
uma boa twikada no compressor e a coisa melhorou significativamente, mas ainda não consegui o resultado que obtive com o amp.
Alexandre, como eu havia expressado no meu post anterior, eu compreendo totalmente sua frustração com o FRFR. Pode ter certeza que isso não seria mais fácil se vc usasse a FBT verve ou qualquer outra... Nós estamos acostumados a ouvir o som da sala, e não o microfonado, enquanto tocamos... segunda-feira passei horas tentando fazer um preset com o bogner xtc, após ouvir uma gravação que alguém postou esses dias... o que melhorou o timbre frio foi aumentar aos extremos o DAMP, o mesmo serviu para o JCM800 e o plexi. Colocando um filtro passa-baixa após os Cabs V30, com um shelving após os 6,5kHz, de uns 3dB, tirou algo daquele fizz irritante... aos meus ouvidos, às vezes colocar o v30 em paralelo com o 4x12 30w dá mais médios, e o som fica mais presente, mas talvez vc tenha que reduzi-lo alguns dB em relação aos v30...
Ligando no loop do amp, e melhor ainda, numa potência solid-state, é infinitamente mais fácil de tirarmos timbres fodidos de cara... mas aí perdemos a chance de chegarmos bem próximos dos amps reais... por exemplo, vc tem um cab com Vintage 30´s, e liga, sei lá, um Vox... Pode ficar excelente, mas a coloração do v30 é totalmente diferente dos Celestion Blues... ou de um Greenback, que é o que eu tenho aqui e estou acostumado... Por outro lado não me parecem reais as simulaçoes de greenbacks do Axe... ou seria pela coloração dos mics? Talvez eu esteja falando um monte de m* :roll:
Sei lá, o que importa no final é se gostamos do timbre ou não, e se ele nos estimula a tocar melhor, estudar... nos inspira... e não se o preset parece com os amps reais... Mas pelo menos teoricamente, seria vantajoso passarmos por essa curva de aprendizagem, e termos todos os recursos timbrísticos do Axe à nossa disposição, com todas as simulaçoes de cabs e mics dominadas, e usadas no final para nossa comodidade: por exemplo, vc faz um preset usando seu cab orange, e soa fantástico, mas na hora em que vc liga o axe na mesa, no RCF ou na interface de gravação, o som não terá nenhuma semelhança com o que vc ouve no orange!!! "Ah, é só microfonar", vc diria, mas vc sabe que o som microfonado é muito diferente do que vc ouve na sala, não interessa se usa mics excelentes ou não, soará totalmente diferente. Aí vc vai gastar seu tempo na curva de aprendizagem da microfonação, por exemplo. E na hora da gig, isso de nada vai adiantar, porque vc estará lidando com um cretino na mesa de som, que irá posicionar o sm57 (na melhor das hipóteses, se não for algum mic vagabundo) de qualquer jeito, e o som soará bem agudo e cortante como o sm57 é (sem críticas). O som alto de seu cab atrapalhará todos da banda, vc não ouvirá o resto deles direito, e por aí vai! Eu acho que a maneira de termos o máximo de controle sobre nosso timbre final, seja na gravação, ou no FOH, é realmente aprendermos a programar o Axe, de forma que tenhamos o som mais próximo do "in the room" possível, e que ele ainda garanta seu lugar no mix final! Eu sei que não será fácil, estamos todos aprendendo juntos :)
[/quote]

Obviamente, ainda não domino o AXE pra deixá-lo em "ponto de bala". Além disso, ainda não comprei o pacote completo do Redwirez, que
todo mundo diz que é o bicho.

Eu acho que é legal ter o Redwirez. Aprendemos bastante como devem soar cada mic e seus posicionamentos. Mas não é nada prático misturar os Ir´s nem de auditarmos no Reaper, mas ainda assim usando o Reaper e aquele projeto do Reaper disponível no fórum para auditarmos os mixes de IRs, fica menos trabalhoso. Na prática ainda estou usando os IRs do Axe, para que soem bem nos presets, para no futuro mexer com o Reaper. Percebo agora que ele não tornará a programação dos presets mais fácil. :oops: [/quote]

Sobre a ligação direto ao FOH, após estudar as opções (sou engenheiro eletrônico, mas não mexia com som), cheguei a uma conclusão Iggypop!
O método mais seguro pra nós, haja vista a média da qualidade das consoles dos PA´s que a gente encontra por aí, é jogar a Output 1 pro nosso monitor (no nosso caso, a RCF) e a Output 2, via Direct Box, pra mesa na entrada de Mic. Assim, temos controles independentes das saídas e resolvemos problemas de ground loops e ruídos, além de darmos liberdade para o cara da mesa (normalmente, não sabe nada). A DI é importante, não só por causa da questão do balanceamento, mas também por causa do casamento de impedâncias, além de proteger o AXE-X da Phantom Power. Encontrar uma mesa com LINE IN via XLR, na minha experiência, é difícil, só as caras. Normalmente encontramos é com TRS mesmo, mas sem PAD, o que complica porque o sinal do AXE é MUITO quente!!! Custei a domá-lo ontem com a RCF. Cabo XLR -> TRS pra ligar o AXE direto na Line-in resolve o ruído, mas não as questões da impedância, da proteção do AXE e do conhecimento do cara...

Abraço a todos
Alexandre


Acho que realmente seja melhor e mais seguro seguirmos sua sugestão, usarmos uma DI do output 2, acabo de olhar no manual, tanto a XLR (out1) quanto a TS 1/4"(out2) tem a saída máxima de 18dBu! Mas nesse caso, teremos que programar todos os presets com um bloco paralelo de fx-loop, não é?
Uma DI que é clássica seria uma daquelas Whirlwind, que são baratas no Evilbay, que usa trafos de qualidade. e é como um tanque de aço!

http://cgi.ebay.com/2pk-Whirlwind-E...aultDomain_0?hash=item3efd5f200c#ht_986wt_935
http://cgi.ebay.com/Whirlwind-IMP-2...aultDomain_0?hash=item53dfd01681#ht_726wt_942

A primeira tem pad selecionável. A segunda o pad parece ser fixo em -20dB.
Seria legal testarmos os patches entre nós, já que usamos o mesmo equipamento, o som seria igual, só mudando a guitarra. Se quiser te mando pelo email, e vc testa pra ver se fica um pouco melhor do que conseguiu no FRFR... é claro que cada um tem um gosto diferente!
Te mando meu email em MP. Abraço, vamos conversar melhor!
 
Pessoal, terei a oportunidade de pegar um Ultra este ano. Eu tenho um power valvulado Carvin T-100. Ele tem um resposta bem equilibrada. Será que vai ficar bom com o Ultra? ou seria recomendado o SLA 2( transistorizado)?

Quanto às caixas, tenho 4 V30 Celestion. Será que os alto falantes flat response são melhores?

Abraço

Angelo
 
Diz aí, Angelo!

Cara, estou com meu Ultra há menos de 1 mês e, por enquanto, o que posso dizer é o seguinte:

1. o troço é MASSA demais!!! :shock:
2. no dia que meu AXE chegou, liguei direto no loop do meu amp e som dos presets que vieram com ele ficaram MUITO bons.
3. depois disso, comprei uma RCF Art-310 (FRFR) e, no primeiro momento, senti falta do amp, achei o som pior. Mas desde então, tô tentando fazer meus patches para tocar com o AXE ligado direto ao FOH (PA) e com a RCF como retorno. Aos poucos, vou conseguindo sons melhores e agora meu amp tá juntando poeira (e não tem nem 1 mês!!!!). Ou seja, pra quem tá acostumado a tocar com amp+cab+pedais, no início estranha, mas passa logo. :mrgreen:
4. Ainda não fiz um teste usando power amp de rack + cab, mas ainda pretendo fazer isso, gosto do meu Orange 2x12 e talvez fique com ele.

Compra o Ultra logo que a gente aprende junto. Ah, o user Iggypop tá nessa também!

Falou!
Alexandre
 
Angelopes said:
Pessoal, terei a oportunidade de pegar um Ultra este ano. Eu tenho um power valvulado Carvin T-100. Ele tem um resposta bem equilibrada. Será que vai ficar bom com o Ultra? ou seria recomendado o SLA 2( transistorizado)?

Quanto às caixas, tenho 4 V30 Celestion. Será que os alto falantes flat response são melhores?

Abraço

Angelo

Fala Angelo!

+1 o que Alexandre disse acima...
Não é que os FRFR são melhores, mas se vc usá-los, terá infinitas combinações de amps e cabs, simulações idênticas ao que o amp em questão soaria microfonado, usando V30s, ou quaisquer outros cabs...
Mas se vc quiser usar o Axe com seu T100, soará fantástico, mas as válvulas inevitavelmente irão colorir teu som - não que isso seja ruim, mas não será o timbre real do amp que vc está simulando... algo que o ART ou qualquer outro bom power SS não fará...
Uso FRFR tb, RCF 310a, depois que a gente vai pegando o jeito, os timbres vão ficando excelentes, e soam praticamente iguais no FRFR ou gravando direto... já se for usar power e cab separados, seus patches inevitavelmente soarão diferentes no FOH ou nas gravações... dando um pouco mais de trabalho no final...

YMMV & IMHO

Abraço
 
Alexandre e Iggy, valeu pelas respostas.

Irei comprar o AXE para fazer gravações e ensaio/eventual apresentação. Já tenho um Mesa Boogie Mark IV, mas a praticidade do AXE é excelente.

Com o power amp da Carvin vai ficar um pouco pesado, mas dá pra carregar, já que vai ficar tudo em rack 6U e caixa 2x12.

Tenho acompanhado os clips do Samhill no youtube, gostei muito do resultado. ele usa o SLA e uma 2x12.

Vou pesquisando até setembro, quando comprarei o AXE.

Abraço

Angelo Lopes
 
Boa noite juventude suburbana!

Tenho umas milha da TAM para queimar antes de perder tudo e estava pensando dar um salto de final de semana a NY para comprar o meu AxeFx Ultra. Acredito que lá haja facilmente lojas com o aparelho, certo? Vêm alguma outra possibilidade? Neste momento não conheço ninguém que esteja de viagem para lá...

Pela conversa vejo que todo mundo gostou do axe até agora. Por isso não se encontra para venda em segunda mão :D

Então, vou? Não vou?
NY ou LA?


PS: lugar mais barato para dormir lá, conhecem? :p

Paz!
 
fala, kaleidoscope!

Só tem uma loja que possui o Axe, a tonemerchants, em OC. Mas é melhor falar com o Rob primeiro e ver se ele tem algumas unidades no momento...
 
Back
Top Bottom